Aqui se encontra dicas para a verificação da veracidade da loja online, sempre cheque essas informações antes de realizar a compra, em nosso e qualquer outro site;

 

1. Verifique a presença de informações obrigatórias por lei:
De acordo com a lei do e-commerce (7.962/13), que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor no comércio eletrônico, todas as lojas virtuais precisam apresentar as seguintes informações:
- CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
- Razão Social;
- Endereço da sede da empresa;
- Telefone;
- E-mail ou formulário para contato.

 

2. Consulte o CNPJ da loja no site da Receita Federal:
A Receita Federal permite consultar online a situação cadastral de qualquer CNPJ. Basta acessar o site e pesquisar o CNPJ da loja de seu interesse. Caso a situação cadastral do e-commerce esteja cancelada ou inativa, não compre. Aproveite e verifique também quais serviços a empresa está autorizada a prestar.

 

3. Confira se a loja apresenta política de trocas e devoluções:
Ainda de acordo com a lei do e-commerce, é necessário que toda loja inclua informações sobre política de trocas e devoluções. Como a compra é à distância, muitas vezes o consumidor se decepciona com a qualidade do produto ou percebe que o item recebido não atende às suas necessidades. Nesses casos, é importante que o comprador saiba que instruções seguir.

 

4. Veja se a loja consta na lista do Procon:
O Procon-SP elaborou uma lista de sites que devem ser evitados. As lojas incluídas foram notificadas pelo órgão devido a reclamações de consumidores. 
Ao acessar a listagem, tecle Ctrl+F no teclado para abrir a caixa de pesquisa e digite o nome da loja para ver se ela integra a relação. 

 

5. Cheque se a loja protege seus dados:
Uma preocupação comum entre os usuários que compram pela Internet é ter seus dados pessoais e financeiros roubados. Para verificar se a loja protege suas informações, procure pelo ícone de cadeado acompanhado da sigla “HTTPS” na barra de endereços.

 

6. Pesquise a reputação da loja no Reclame Aqui:
Antes de comprar, é importante também verificar como a empresa foi avaliada no Reclame Aqui. O site registra reclamações de consumidores e permite acompanhar as respostas da loja às queixas. Busque pelo nome e analise as notas e observações sobre o e-commerce. As experiências de outros compradores certamente ajudarão a perceber se o site é confiável ou não.

 

7. Desconfie:
Existem dicas simples que ajudam a perceber se uma loja virtual é segura. A primeira delas é a aparência do site. A página soa profissional? As imagens dos produtos estão em alta resolução? Os textos estão escritos corretamente, sem erros ortográficos e gramaticais? Preste atenção a esses aspectos e, na dúvida, compare com e-commerces já consagrados.

Outra orientação é reparar nos preços. Caso o valor do produto desejado esteja muito abaixo da média de mercado, não compre. Isso pode indicar que a mercadoria não é original ou que a loja é uma fraude.